MULHERES QUE FIZERAM E FAZEM ACONTECER

5ª Conferência Estadual de Mulheres de Mato Grosso

Cenira Evangelista conta da 5ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres de Mato Grosso com a responsabilidade e a emoção de quem viveu intensamente cada etapa desse processo. Realizada nos dias 13 e 14 de agosto, com o tema “Mulheres de Mato Grosso: avanços e desafios na garantia de direitos”, a Conferência foi uma iniciativa do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Mato Grosso (CEDM-MT), que ℂ.𝔼 preside, em parceria com a Comissão Organizadora da Conferência e com o Governo do Estado de Mato Grosso.

Após DEZ ANOS da realização da última Conferência, Mato Grosso retomou este espaço fundamental de diálogo democrático, de participação social e construção coletiva, integrando o processo nacional impulsionado pelo Governo Federal a partir do Edital de Chamamento da Conferência Nacional, lançado em março de 2025.

Segundo ℂ.𝔼 “Um processo que reafirma que mais participação significa mais igualdade para todas, tema que guiou e atravessou toda a nossa caminhada; O processo conferencial em Mato Grosso foi antecedido por 26 conferências municipais, realizadas entre os meses de maio e agosto de 2025, fruto do trabalho dos Conselhos Municipais dos Direitos das Mulheres, em parceria com as prefeituras, nos municípios de Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Campos de Júlio, Querência, Brasnorte, Vila Bela da Santíssima Trindade, Sorriso, Sinop, Barra do Garças, Rondonópolis, Colíder, Barra do Bugres, Novo Mundo, Tapurah, Comodoro, Nova Xavantina, São José do Rio Claro, Juína, Cáceres, Alta Floresta, Cuiabá, Alto Taquari, Várzea Grande, Nova Olímpia, Alta Araguaia e Marcelândia.

Essas conferências elegeram delegadas que representam as mulheres de seus territórios, trazendo propostas construídas a partir das realidades locais. Essas delegadas se somaram às delegadas do CEDM-MT e às convidadas, compondo um espaço plural, potente e profundamente comprometido com a transformação social, levando à Conferência Estadual demandas, perspectivas e esperança”. 

“A abertura da Conferência foi um dos momentos mais marcantes para mim. Fiz essa abertura muito emocionada, refletindo sobre o tema da Conferência Nacional — “Mais participação e mais igualdade para todas” — e sobre o significado histórico de estarmos ali, depois de uma década, reafirmando que não aceitaremos retrocessos e que a democracia só é plena quando as mulheres participam das decisões”. declarou ℂ.𝔼

A abertura institucional foi apresentada pelo Secretário de Estado de Assistência Social, Klebson Gomes Haagsma (SETASC), e marcou um momento histórico para Mato Grosso com a criação, pela primeira vez em uma Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, da Secretaria Adjunta de Políticas para as Mulheres, denominando assim Salete Moroskoski como Secretária Adjunta de Políticas para Mulheres, reafirmando avanços institucionais importantes na estrutura do Estado.

A programação cultural ficou por conta dos alunos da APAE-MT, que emocionaram o público presente e reafirmaram que inclusão, sensibilidade e diversidade também são pilares das políticas públicas que defendemos.

Veja também:

A 5ª Conferência Estadual teve como objetivo central construir, de forma coletiva e interseccional, propostas que reflitam a diversidade das mulheres mato-grossenses, fortalecendo e ampliando as políticas públicas, assegurando igualdade, democracia, representatividade, participação social e a não ocorrência de retrocessos nas conquistas históricas já alcançadas.

Ao todo, foi reunido 320 participantes credenciadas, entre representantes do poder público e da sociedade civil, conselhos de direitos humanos, movimentos sociais, organizações feministas, coletivos de mulheres negras, indígenas, quilombolas, do campo, da floresta, das águas, da cidade e da academia. Foram dois dias de imersão profunda sobre o que as mulheres querem e precisam construir para as políticas públicas para as mulheres de Mato Grosso

“Durante os dois dias, realizamos atividades de formação, debates, deliberações e articulação política, consolidando a Conferência como um espaço legítimo e necessário de construção de políticas públicas voltadas à equidade de gênero, à autonomia das mulheres e ao enfrentamento de todas as formas de discriminação e violência”. Afirmou ℂ.𝔼

A Conferência contou com a presença de diversas autoridades, entre elas representantes do Ministério das Mulheres, por meio da Secretaria de Articulação e Políticas para as Mulheres; Sandra Kennedy, representante do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher; Sônia, Chefe da Casa Civil do Governo do Estado; o Deputado Federal Fábio Garcia; a representante da Defensoria Pública, Dra. Maria Cecília Alves da Cunha; da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Dra. Vanessa Clementino Furtado; da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar, Andreia Fujioka; além de representantes do IMUNE e do SINTEP-MT, na pessoa de Henrique Lopes, entre outras autoridades estaduais e municipais que reafirmaram o compromisso institucional com as políticas públicas para as mulheres.

“A 5ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres de Mato Grosso foi, acima de tudo, um marco de resistência, reconstrução e esperança. Um espaço onde reafirmo que as mulheres de Mato Grosso sabem o que querem, sabem o que precisam e seguem organizadas para garantir direitos, igualdade e justiça social”. Encerrou Cenira Evangelista.