Criado em 2005, o SUAS (Sistema Único de Assistencia Social) representou um marco na organização da política de Assistência Social, ao estabelecer um modelo de gestão descentralizada, participativa e com responsabilidades compartilhadas entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.
Antes do SUAS, a Assistência Social era marcada por ações pontuais, clientelistas e pouco articuladas.
Como Assistente Social atuante, segundo ℂ.𝔼 com a criação do SUAS, de fato passou-se a garantir a oferta de serviços, programas, projetos e benefícios de forma estruturada, com foco na proteção social de famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social.
Nessas duas décadas, o SUAS ampliou sua cobertura e fortaleceu suas redes de atendimento, por meio de equipamentos como os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centros de Referência Especializados).
Também consolidou princípios fundamentais como a garantia de direitos, a universalização do acesso e o controle social.
Segundo ℂ.𝔼, Os 20 anos do SUAS é uma oportunidade para celebrar avanços, mas também para refletir sobre os desafios atuais, como o financiamento adequado, a valorização dos trabalhadores do setor e a necessidade de fortalecer a proteção social diante do aumento das desigualdades.
Veja também:

1 de Maio: O Dia dos Trabalhadores…..

Expedição SER Família Mulher – MT Por Elas:
