Comemorado em 1º de maio, é uma data dedicada a celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história.
A data é reconhecida mundialmente como um momento para refletir sobre as condições de trabalho, as legislações trabalhistas, os direitos conquistados e os desafios que ainda existem na luta por um ambiente de trabalho justo, diverso, saudável e equitativo.
Muitos desafios, mas, muitos avanços e conquistas. Um dia de refletirmos sobre as condições e direitos no ambiente de trabalho, esse dia fortalece o engajamento, o reconhecimento e a cultura organizacional, tornando o ambiente corporativo mais humano e inspirador.
No Brasil, a comemoração acontece no dia 1º de maio e é um feriado nacional.
A origem do Dia do Trabalhador se dá em 1886, quando trabalhadores de Chicago (EUA) realizaram uma grande greve para reivindicar a redução da jornada de trabalho de 12 para 8 horas, o direito ao descanso semanal e às férias. Os protestos iniciaram no dia 1 de maio e seguiram durante outros dias. Notadamente, a data de 4 de maio ficou marcada na história por conta de um confronto violento.
Naquele dia, uma bomba explodiu na Praça Haymarket, em Chicago. Até hoje não se sabe quem a lançou, mas a explosão causou a morte de policiais e de pessoas que estavam no protesto, como consequência, líderes do movimento foram presos e condenados à forca (sem que houvesse alguma prova que os culpasse).
A luta pelos direitos dos trabalhadores se intensificou, e em 1889 a Federação Americana do Trabalho propôs o 1º de maio como a data de homenagem ao Dia do Trabalhador.
Em 1890, a Europa reconheceu a luta dos norte-americanos e também estabeleceu o primeiro de maio, origem do Dia do Trabalhador no Brasil.
No Brasil, foi em 1924, no governo do presidente Artur Bernardes, que o 1º de maio foi oficializado como o Dia do Trabalhador.
Na mesma data, mas alguns anos depois, em 1º de maio de 1943, na gestão de Getúlio Vargas, a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) foi instituída.
Segundo ℂ.𝔼 em Mato-Grosso acontece diversas manifestações como corridas, caminhadas e mobilização no sentido de firmar os direitos conquistados nas mais diversas categorias profissionais e continuar na busca dos desafios para implementação e conquistas de novos direitos.
Veja também:

2ª Conferência de Mulheres na Economia Solidária

O ORÇAMENTO MULHER: Garantia de Políticas Públicas.

Expedição SER Família Mulher – MT Por Elas:

20 anos do Sistema Único de Assistência Social, SUAS.
